Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3677-2100

  • E-mail

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda à sexta-feira, das 08:00 às 12:00/ 14:00 às 18:00

    Praça da Matriz, nº 66, Centro

  • Outros meios de contato

A CIDADE

volta de 1820, surge o Arraial do Morro do Fogo, o qual, por volta de 1840, recebeu mineradores vindos de Minas do Rio de Contas (hoje Rio de Contas), por causa da decadência da mineração lá. Esses mineradores encontram ouro naquele povoado, o qual cresceria e alcançaria algum progresso. Em vista disso, em 29 de maio de 1843, a Resolução n° 200 cria a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Morro do Fogo, subordinada a Minas do Rio de Contas.

Na segunda metade do século XIX, o ouro do Morro do Fogo acaba. Como consequência, o povoado começa a se esvaziar, com seus habitantes se instalando em fazendas ao longo do Rio Paramirim ou criando núcleos populacionais agrários na região, como o Arraial de Água Quente (atual Sede de Érico Cardoso), que foi fundado e se desenvolveu rapidamente nas terras da fazenda do coronel Liberato José da Silva, em virtude da presença de águas termais, daí o nome do povoado, para onde foi transferida a sede da Freguesia do Morro do Fogo, pela Resolução provincial n° 1.460, de 23 de março de 1875.

A Lei Provincial n° 1.849, de 16 de setembro de 1878, eleva a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Morro do Fogo à categoria de vila, com o título de “Industrial Vila de Água Quente”, precursora do município de Paramirim. No entanto, entre 1881 e 1890, a vila estava extinta e pertencente a Minas do Rio de Contas, tendo alcançado sua emancipação em 24 de março de 1890.

Em 1898, o capitão Antônio José Cardoso, abastado comerciante em Água Quente, foi nomeado seu intendente. Com a sua morte, em 1902, a sede da Industrial Vila de Água Quente é transferida para o Arraial do Ribeiro (hoje a sede de Paramirim), pela Lei estadual n.° 460, de 16 de julho daquele ano. Os motivos da transferência foram: o maior desenvolvimento do Arraial do Ribeiro e por acharem melhor localizado geograficamente. Após este fato, o distrito de Água Quente veio a ser palco de dolorosos acontecimentos políticos. Em 1911, o distrito de Água Quente já figurava como distrito do município de Paramirim.

A Lei Estadual n.º 1.659, de 5 de junho de 1962, desmembra de Paramirim o distrito de Água Quente, o qual foi elevado à condição de município, tendo sido instalado em 7 de abril do ano seguinte, data na qual se comemora o aniversário do município.

A Lei Estadual nº 4.483, de 15 de julho de 1985, altera o topônimo do município de Água Quente para Érico Cardoso, em homenagem a Érico Cayres Cardoso (1918 – 1984), prefeito de Paramirim na década de 1950 e primeiro prefeito do município de Água Quente.

Atualmente, Érico Cardoso conta com cerca de 11 mil hab., sendo um município muito rural: atualmente, cerca de 20% (1/5) da população do município vive na zona urbana, sendo este o município mais rural da Bacia do Paramirim, mas não o mais atrasado. A população do município, nos últimos anos, está diminuindo.

Referências

http://www.focadoemvoce.com/noticias/a-hhttps://www.paramirimeventos.com.br/tres-irmaos-tres-prefeitos-em-tres-cidades-diferentes/istoria-de-paramirim/ 

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/bahia/ericocardoso.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89rico_Cardoso

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito